Uma coisa temos que concordar, o final de uma geração é sempre a época mais empolgante para se possuir um console. É aquele período em que a última gota de potência é espremida da tecnologia, revelando o que nos foi escondido durante quase uma década de títulos atrás de títulos.

2013 pode ser considerado um dos anos mais inovadores na indústria de games, não só pelo novo salto de geração, títulos como Assassin´s Creed: Black Flag, Tomb Raider e The Last of Us nos mostraram que ainda é possível surpreender o mais cético dos gamers com a capacidade da indústria de inovar e renovar. Sem mais delongas, confira o Top 10 com os melhores jogos de 2013.

#10
DmC: Devil May Cry


Melhores jogos de 2013

Devil May Cry foi um excelente exemplo na hora de fazer um “reboot”. O jogo manteve todas as características frenéticas que fizeram da franquia o que é hoje. A Capcom aceitou o risco de enfurecer os fãs caso alguma coisa saísse errada no processo, mas o resultado final valeu a pena para ambas as partes.

Entre os combos monstruosos, a trilha sonora impecável e a história cheia de surpresas, DmC: Devil May Cry rejuvenesceu a confusa franquia, que basicamente se perdeu em sua própria linha do tempo. Vamos esperar que daqui para frente DmC conte a história de Dante de maneira linear, como deve ser feito.

#9
Pikmin 3


Melhores Jogos 2013 Pikmin 3

Após quase 10 anos para apresentar a próxima instalação da franquia Pikmin, ficou provado que a Nintendo não estava de brincadeira enquanto desenvolvia Pikming 3 para o Wii U. Esta nova instalação melhora basicamente todos os aspectos deste pequeno jogo que mistura a estratégia com ação.

Nele você controlará três distintos exploradores espaciais em busca de comida em um planeta desconhecido, com o tempo você poderá aumentar seu pequeno exército para enfrentar todos os perigos que este mundo alienígena irá proporcionar, e seu sucesso será determinado pela sua agilidade na hora de tomar as decisões durante as batalhas brutais.

#8
Battlefield 4

 

Melhores Jogos 2013 Battlefield 4

Alguns podem até se ofender com a posição que Battlefield 4 se encontra nesta lista, admito que por pouco quase ignorei ele completamente, primeiro pela campanha single player morna e sem graça, seguido da incompetência da DICE de entregar uma experiência multiplayer sólida que um jogo deste porte exige, até porque é o foco dele, dificilmente alguém vai comprar BF4 exclusivamente por conta de sua campanha single player.

Mas tenho que admitir, não existe um “xooter” no mercado com um conteúdo multiplayer igual. Mapas quilométricos, dezenas de veículos, infinitas possibilidades para abordar uma zona de conflito e tiro rolando solte entre dezenas de personagens é o mínimo que devemos pedir da franquia, e se Battlefield 4 fosse apenas isso, nem teria comprado. Mas quando a EA decide me mostrar um arranha-céus simplesmente desabando no meio do combate, todas as minhas crenças negativas referentes a franquia BF4 desapareceram.

#7
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn


melhores-jogos-2013-03

A decepção de Final Fantasy XIV foi tamanha que acabou obrigando a Square Enix a tirar o jogo do ar para basicamente refaze-lo. Problemas nos servidores, um jogo incompleto e cheio de bugs fizeram da primeira versão de FFXIV uma piada para alguns e uma decepção para os fervorosos fãs da série.

Entretanto, podemos dizer que o sofrimento valeu a pena. Com o relançamento do jogo, Final Fantasy XIV: A Realm Reborn literalmente salvou a franquia, ao ponto de sua venda ter sido bloqueada pela própria Square por conta da quantidade de assinaturas que o jogo recebeu em um curtíssimo espaço de tempo, criando filas enormes na hora de se conectar ao jogo.

#6
Assassin´s Creed IV: Black Flag


melhores-jogos-2013-06

Assassin´s Creed falhou com os fãs em suas duas últimas instalações, seja por falta de inovação ou por excesso de expectativas, a Ubisoft não conseguia entregar a experiência que vinha divulgando, tornando AC Revelations e AC3 nada mais que duas tentativas frustradas de dar mais uma sobrevida a série.

, a Ubisoft acertou a mão com Assassin´s Creed IV: Black Flag, não só revitalizando a franquia, mas também entregando a melhor e mais completa experiência “piratesca” que o mundo dos games já viu, algo muito pouco tentado na indústria.

#5
Super Mario 3D World


melhores-jogos-2013-05

Quando a Nintendo anunciou Super Mario 3D World, ficou claro que o objetivo era desenvolver a versão 3D deste clássico com foco no multiplayer, algo que antes era limitado apenas nas versões side scroller da franquia. Muitos fora céticos com a ideia, duvidando até da capacidade da Nintendo de entregar uma experiência nova.

Se aprendemos alguma coisa com o ceticismo neste caso, é que nunca devemos duvidar da criatividade dos que trabalham para a Nintendo. O jogo não só entregou o que prometeu, mas também fez questão de provar que a franquia Mario não é só uma carinha bonita para vender consoles.

O jogo combina o gameplay clássico de jogos como Super Mario Galaxy com fases excepcionalmente desenhadas, diversificando não só nos puzzles mas também nos belos cenários, trazendo o lado “3D” da franquia com muita classe para o mundo HD.

#4
Tomb Raider


Melhores Jogos 2013 Tomb Raider

Há algum tempo um “reboot” não havia sido tão bem executado quanto Tomb Raider. E por se tratar de uma franquia de peso relevante para a indústria, podemos dizer que a Square Enix não fez nada mais do que sua obrigação na hora de revitalizar uma franquia que sofreu para emplacar um título na geração anterior de consoles.

Tomb Raider oferece basicamente tudo que um jogo com elementos de sobrevivência deve oferecer, partindo da maneira como as armas são adquiridas até os equipamentos necessários para a progressão natural do jogo, basicamente tudo deve ser coletado dentro da enorme ilha assassina que o jogo te apresenta.

O jogo foi perfeitamente executado pelos seus desenvolvedores, garantido uma nova fase que a franquia tanto necessitava, e ao mesmo tempo abrindo as portas para uma nova experiência durante a próxima geração de consoles, tanto que a Square já anunciou uma versão completa do jogo para PS4 e Xbox One.

#2
Grand Theft Auto V


Melhores Jogos 2013 GTA V

O que falar sobre GTA V? Absolutamente tudo que foi prometido pela Rockstar foi entregue. Uma cidade cheia de vida, gráficos que nos fazem achar que estamos jogando em um console da próxima geração, total renovação nos controles do jogo.

Mas o que realmente torna GTA V especial são seus 3 protagonistas. Cada um com uma personalidade distinta e muito evidente, principalmente quando troca um pelo outro em meio a história. Admito que duvidei da mecânica quando descobri que seria possível controlar 3 protagonistas durante quase toda a campanha single player, mas bastou fazer a primeira troca para sentir que seria algo intuitivo, rápido, útil e principalmente divertido.

A Rockstar fez jus a franquia que tem em mãos, entregando um produto capaz de sobreviver a prova do tempo com seu amplo conteúdo online. GTA V é algo que simplesmente tem que ser jogado até o fim, principalmente por causa do Trevor. #prontofalei

#1
The Last of Us


Melhores Jogos 2013 The Last of Us

Existe um motivo de The Last of Us ser o jogo mais premiado de toda a sétima geração de consoles. O jogo é basicamente o equilíbrio perfeito entre jogabilidade, gráficos, mecânicas e principalmente narrativa, tornando de The Last of Us não só o melhor jogo de 2013, mas da última década.

A Naughty Dog já havia provado com a franquia Uncharted a sua capacidade derrubar os queixos dos fãs, mas The Last of Us criou um padrão de qualidade que muitos estúdios sofrerão para ultrapassas, quiçá alcançar.

The Last of Us oferece uma narrativa que destaca perfeitamente  a forma assustadora como a humanidade se comportaria em um cenário de caos, medo e morte, mas o que realmente impressiona é o impacto causado pelo elo entre Joel e Ellie e capacidade de um poder contar com o outro dentro deste cenário apocalíptico.